Dez anos do "Por dentro da Ciência"





Exatamente em 21 de dezembro de 2004 em uma época de férias é que tive a iniciativa em  criar esse blog. Era algum ainda novo no Brasil, principalmente na área de divulgação científica que ainda estava engatinhando. A intenção foi de dar mais visibilidade aos textos de divulgação científica que publicava naquela época no site do AOL-Educação, que infelizmente fechou no Brasil em 2006. Depois disso publico hoje no site da Ciência Hoje on-line a coluna "Física sem mistério" que já completou mais de 100 textos. No blog já foram feitos 275 posts em 10 anos

Curiosamente, alguns dos textos mais acessados são os posts diretamente feitos aqui no blog. A postagem campeã é "O Sol não nasce no leste!" com mais de 84.000 visualizações e dezenas de comentários. Em segundo lugar vem "O sonho de Ícaro" com mais de 26.000 visualizações e em terceiro "Einstein ainda está correto: neutrinos não viajaram mais rápido que a luz" com cerca de 15.000 visualizações.

O texto "O Sol não nasce no leste!" chamo a atenção para uma questão que está há muito tempo enraizado em nosso cotidiano. A noção que os pontos cardeais são determinados pelo nascimento e pôr do Sol. Nesse texto abordo exatamente essa questão desmistificando-a e muitos comentários postados são de espanto sobre esse aspecto tão presente no nosso cotidiano, mas que infelizmente ainda é ensinado de maneira errônea.



"O sonho de Ícaro"  é um texto publicado em agosto de 2005 no qual discuto a questão do desejo da humanidade voar, lembrando da lenda grega sobre Ícaro e Dédalos. 



O texto "Einstein ainda está correto" fala sobre a verificação do erro na divulgação da observação de neutrinos mais rápido que a luz. A Teoria da Relatividade de Einstein ainda está correta.




Os dois textos que tiveram mais comentários e discussões foram  "Superpoderes humanos" (15.000 visualizações) e "Quem é doutor?" (8700 visualizações). O primeiro discuto a possibilidade física dos poderes dos super-heróis, que infelizmente, quase sempre violam as leis da Física. Muitos dos comentários são de aficcionados por esse tema são quase sempre discordando do meu ponto de vista. 



O texto "Quem é doutor?" também gerou muita polêmica entre os prós e contras de chamarem  de doutores advogados sem ter doutorado. Muitas teses e leis foram postados nos comentários, mas de fato a conclusão é que somente é doutor aquele que defendeu uma tese de doutorado.

Gostaria de agradecer a todos os visitantes do blog, tanto aqueles que apenas dão uma olhada rápida mas principalmente aqueles que resolveram colocar perguntas e questionar as minhas postagens. Embora nos últimos tempos tenho publicado pouco, devido as atribuições profissionais, mas recebo em média mais de  5.000 visitas por mês, totalizando nesses 10 anos  383.000 acessos e mais de 850 comentários.


Comentários

  1. Anônimo3:11 PM

    Parabéns Adilson! Que você continue publicando seus posts que muito contribuem para divulgar o conhecimento sobre Ciência. Eu sigo seu blog através do Feedly e sempre fico feliz quando vejo um novo post seu. Abraço, Alan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Alan! Obrigado pelo comentário! Retornos como esse é que me estimulam a continuar publicando aqui.
      Um grande abraço
      Adilson

      Excluir
  2. Anônimo9:33 PM

    Parabéns professor! Pelos esclarecimentos em Física, pois se trata de uma disciplina que não salta muito aos olhos do povo.

    ResponderExcluir
  3. Adilson Parabéns pela tenacidade e competência, sei bem o quanto é trabalhoso, mas importante manter um blog de cunho científico ativo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos desde que sejam pertinentes aos posts

Postagens mais visitadas