O impacto do meteoro na Rússia

Nessa semana houve muita agitação devido a passagem do asteroide 2012 DA14, que passou próximo da Terra, apenas 22 mil quilômetros. Apenas a título de comparação a distância Terra-Lua é na ordem de 380 mil quilômetros e o diâmetro da Terra é 12,5 mil quilômetros, ou seja ele passou apenas duas vezes o diâmetro do nosso planeta. Para se ter uma noção de como ele passou perto, basta lembrar que a órbita que ficam os satélites de comunicação, que permitem as transmissões telefônicas, dados e televisão, fica na ordem de 36 mil quilômetros. Essa foi a primeira vez que um asteroide passou tão perto da Terra desde se começou monitorar esses objetos. O vídeo abaixo mostra bem como aconteceu a passagem.




Mas, sem dúvida, o mais espetacular acontecimento que houve foi a entrada na atmosfera de um meteoro , que, segundo estimativas da Academia Russa de Ciências, tinha cerca de 10 toneladas e 15m de comprimento e entrou na atmosfera terrestre a uma velocidade de 54 mil km/h e deve ter se fragmentado ao uma altura de 50 a 30 km da superfície. Esse evento não teve nada haver com a passagem do asteroide 2012 DA14 e nem com a renuncia do papa Bento XVI (como alguns místicos podem imaginar). 

A energia liberada no processo de fragmentação do meteoro foi enorme. Estima-se que foi cerca de 10 vezes a bomba de Hiroshima.

O vídeo abaixo é um dos muitos que foram feitos com o impacto do meteoro.




De fato, esse meteoro foi uma dos muitos que adentram a nossa atmosfera todos os dias. Devido o seu tamanho houve essa grande liberação de energia, o que provocou os estragos e os feridos na Rússia.











Comentários

  1. Seria um prazer dividir noticias e opiniões com você. Já estou seguindo você. Também tenho um blog de divulgação científica. Se interessar acesse: www.jmouram.blogspot.com

    abraço.

    ResponderExcluir
  2. Caro Josemir.
    Acessei o seu blog e achei muito interessante.
    Parabéns pela iniciativa
    Um abraço
    Adilson
    PS. Também já estou seguindo o seu blog

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos desde que sejam pertinentes aos posts

Postagens mais visitadas