Está no ar a 8a. Edição da ClickCiência


A nova edição da ClickCiência traz matérias referentes a retomada da energia nuclear como fonte para geração de energia elétrica, principalmente no Brasil. Há uma entrevista exclusiva com o físico José Goldemberg e mais a opinião de diversos especialistas. Vejam o editorial desse mês.


__________________________________________________________________

A energia elétrica está tão presente em nosso dia-a-dia que não dá nem para imaginar como seria passar alguns dias sem ela. Mas além da tomada, onde são ligados aqueles aparelhos mais indispensáveis da nossa casa ou escritório, há um mundo que vive em constante adaptação. A esse mundo pertencem as empresas de produção e distribuição de energia. Nele há uma constante: a necessidade de ampliar a produção de energia elétrica. Se essa constante falhar, podemos ficar sem energia.

Na oitava edição da revista digital Click Ciência, abordamos as perspectivas de crescimento do consumo de energia no Brasil e quais as ações necessárias para suprir essa demanda. Nesta edição, voltamos nossa atenção para a energia nuclear e o seu papel dentre as demais fontes de energia que compõem a matriz energética brasileira. Entrevistas com alguns pesquisadores e leituras de materiais já publicados na Internet, e citados nos textos, possibilitaram levantar algumas questões relacionadas aos prós e contras da energia nuclear.

Ao longo dos textos que compõem as reportagens abordamos a posição da energia nuclear no Sistema Interligado Nacional. Também abordamos a questão do combustível, o urânio, no Brasil, bem como o enriquecimento deste mineral para que ele possa ser utilizado como combustível para as usinas nucleares.

Em “Ainda bem que o consumo vai aumentar” uma análise sobre o aumento do consumo energético e o aquecimento global. Nesse texto fazemos uma análise de como os especialistas do setor pensam o desenvolvimento e as questões de sustentabilidade.

Em “Nem todo rejeito é lixo” abordamos as preocupações relacionadas aos rejeitos gerados pelas usinas nucleares, uma questão que recebe bastante atenção, já que os rejeitos são altamente radioativos. Você também saberá um pouco mais sobre os reatores nucleares na seção Reportagens.

Entrevistamos José Goldemberg, consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e autor de trabalhos técnicos e livros sobre Física Nuclear, Energia e Meio Ambiente. Goldemberg é autor de livro na área de energia nuclear e escreve sobre o assunto para diversas revistas. Na entrevista para a Click Ciência, ele nos fala sobre a energia nuclear no Brasil, suas vantagens e desvantagens.

Na seção artigos, José Antônio Batista de Souza e Adonis Marcelo Saliba Silva, pesquisadores do Centro de Combustível Nuclear (CCN) do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN/CNEN – SP, explicam o processo de enriquecimento do urânio. Ao final do artigo eles comentam a questão do enriquecimento no País.

Adilson de Oliveira nos descreve um fenômeno natural que está diretamente relacionado à energia: as perdas na transformação da energia. Isso ocorre porque no processo de conversão, por exemplo, de energia mecânica em elétrica (o que ocorre nas turbinas das hidrelétricas), parte dela irremediavelmente é convertida em energia que não consegue se aproveitar. “Estamos condenados a sempre poluir o nosso mundo. O importante é conseguirmos minimizar esses efeitos”.

Márcia Tait traz uma discussão sobre a complexidade que envolve a adoção da tecnologia nuclear. A colunista da Click Ciência faz uma reflexão que não se limita ao uso militar da energia nuclear, mas a influência política para o seu uso como aparato militar. A autora descreve alguns episódios recentes que remeteram a utilização do “poder e autoritarismo” embutidos na tecnologia nuclear em escala global.

Roberto Baronas nos escreve sobre as relações entre língua e sociedade. “Alguns estudiosos do assunto chegam a asseverar que as línguas são o espelho, o reflexo, uma espécie de extensão, de efeito das estruturas sociais ou culturais”. Para ele, pensar que uma certa preponderância do sexo masculino no sistema lingüístico possa significar uma discriminação, é uma interpretação equivocada.

Na resenha desta edição, um filme e um livro que tratam do tema. O filme, uma mistura de ficção e documentário, é o "Césio 137 - O Pesadelo de Goiânia". A obra foi escrita e dirigida pelo cineasta baiano Roberto Pires e mostra o que a falta de informação e o abandono do lixo hospitalar causaram: um dos piores acidentes radiológicos com Césio 137 já ocorrido. O livro é o “Fogo dos Deuses”. Uma obra que perpassa pelos 2.600 anos da história do átomo, mencionando tanto os usos pacíficos quanto os usos militares da energia nuclear.

A equipe da revista Click Ciência abordou o tema desta edição com um cuidado especial, já que energia nuclear causa tanta polêmica. Esperamos ter acertado na abordagem, e contamos com a participação de vocês, que, caso tenham dúvidas, sugestões e críticas, podem nos escrever. Boa leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas