50 Anos do Sputnik


Como já foi veiculado em muitos meios de comunicação, hoje faz 50 anos que foi colocado em órbita o primeiro satélite artificial. Desde daquela época milhares desses artefatos foram colocados para orbitar não somente o nosso planeta, mas outros do sistema solar. A ida ao espaço é uma das maiores aventuras humanas. Entretanto, é interessante lembrar que fomos ao espaço por causa das nossas razões belicosas. Lançar o Sputnik foi um ato dos soviéticos para mostrar para todo mundo, principalmente aos americanos, que eles eram capazes de produzir mísseis intercontinentais, capazes de lançar armas nucleares em qualquer ponto do planeta. A chegada dos americanos na Lua em 1969 foi outra dessas demonstrações.

É claro que a corrida espacial trouxe muito retorno do ponto científico, mas sempre o motor importante foi a sua aplicação militar, principalmente àquela voltada para as expedições com seres humanos. A tentativa de chegar em Marte poderá ser mais uma dessas investidas.

Talvez um dia a humanidade olhe para estrelas com pensando em um futuro de paz. Que a curiosidade seja o principal motor e não a incrível tendência humana de buscar o poder.

Comentários

Postagens mais visitadas