A verdadeira influência dos astros

Coluna Física sem mistério
Publicada no Ciência Hoje On-line
15/06/2007

O céu noturno, quando a Lua não está presente, é sempre uma visão maravilhosa. Se tivermos sorte de estar em um lugar pouco iluminado e sem poluição, como ainda é o caso em algumas localidades no interior do Brasil, podemos ver, em uma única noite, milhares de estrelas. No alvorecer da consciência humana, há milhares de anos, aprendemos a olhar para o alto e nos impressionar com as estrelas. Aqueles pequenos pontos de luz, de diferentes tamanhos e cores, dia após dia estimulavam a curiosidade de indivíduos que, embora sem entender o porquê daquele espetáculo, contemplavam e indagavam se aquilo influenciaria de alguma forma suas vidas.

Tamanha beleza somente poderia ter origem divina. As constelações, o nome que se dá aos agrupamentos de estrelas, eram vistas de diferentes maneiras para cada povo. Alguns enxergavam em sua disposição animais, monstros e seres mitológicos. Outros viam objetos do seu cotidiano e divindades das suas crenças.

Contudo, as estrelas que constituem uma constelação não têm nenhuma ligação física entre si. A estrela Alfa-Centauri, por exemplo, a mais brilhante da constelação do Centauro (figura mitológica grega meio homem, meio cavalo), está a 4,4 anos-luz (41 trilhões de quilômetros) de distância da Terra. Já a segunda estrela mais brilhante (Beta-Centauri) está à distância de 525 anos-luz.

Além disso, todas as estrelas da Via-Láctea se movimentam, girando em torno do centro dessa galáxia. O Sol, por exemplo, completa uma volta a cada 250 milhões de anos. Portanto, as constelações, por mais bonitas que nos pareçam, são apenas figuras que queremos enxergar nos céus – uma configuração momentânea, diferente das que existiram no passado e de outras que haverá no futuro, um reflexo dos nossos sentimentos, medos e crenças.

Na Antigüidade também se observavam alguns pontos luminosos que caminhavam perdidamente entre as constelações. A eles atribuímos atualmente o nome planeta , palavra que tem origem grega e significa “errante”. Os gregos, em particular, batizaram os planetas com os nomes das suas divindades mais importantes, designações que mantemos até hoje.

Plantando e colhendo previsões nas estações
Devido à periodicidade dos movimentos celestes foi possível aprender a fazer previsões dos seus movimentos. Em particular, o período de um ano é definido pelo tempo que o Sol leva para retornar a uma mesma posição no céu em relação às constelações. O movimento do Sol no céu, que na verdade é decorrente do movimento da Terra ao seu redor, determina as estações do ano.
Dessa maneira, conhecer precisamente o início das estações do ano permite planejar plantios e colheitas. No Egito antigo, por exemplo, o cultivo às margens do Nilo era definido em função das cheias anuais do rio, que podiam ser previstas pelas observações dos astros – um segredo guardado pelos sacerdotes. Eles sabiam que as cheias começavam quando a estrela Seped, conhecida hoje como Sírius – a mais brilhante do céu –, aparecia antes do amanhecer.

Por volta de 3000 a.C., os mesopotâmios e babilônios, que viveram no vale dos rios Eufrates e Tigres, no atual Iraque, acreditavam que os movimentos dos planetas, do Sol e da Lua afetavam a vida dos reis e das nações. Nascia então a astrologia. Quando os babilônios foram conquistados pelos gregos, essa crença se espalhou de forma gradual pelo resto do Ocidente.

No século 2 a.C. esse conhecimento alcançou grande disseminação e se incorporou ao cotidiano da maioria dos povos. Muitos acreditavam que a configuração dos planetas no céu no momento do nascimento das pessoas definia aspectos da sua personalidade bem como de seu destino.

Esse tipo de astrologia, conhecida como astrologia natal (que faz os horóscopos), teve seu apogeu quando o astrônomo grego Claudius Ptolomeu (85-165 d.C.) publicou o livro Tetrabiblos , que representa até hoje a base da astrologia. Jornais, revistas, portais de notícias, programas de rádio, televisão etc. costumam apresentar previsões astrológicas (quase sempre muito genéricas) sobre o comportamento das pessoas a partir do estudo das posições das estrelas e planetas. Será que isso é de fato algo em que se pode confiar?

Astrologia e astronomia
A astrologia precedeu a astronomia no estudo e observação do céu. A diferença fundamental entre elas é que a astronomia é a ciência que estuda os movimentos dos astros e procura compreender a sua causa com base nas leis físicas. A astrologia relaciona a posição dos planetas em relação às constelações do zodíaco e tenta correlacioná-las com o destino e com as tendências humanas. Contudo, ela não explica as causas por trás dessa relação e suas previsões não podem ser verificadas. Por isso é possível afirmar que a astrologia é uma pseudociência, ou seja, se apresenta como uma atividade científica, mas não a é.

A prática astrológica mais popular é baseada no chamado signo solar, que considera a posição do Sol em relação a uma região do céu de 30 graus, na eclíptica, que representa o caminho que esse astro faz através das constelações. O signo é definido por essa região, chamada casa zodiacal e associada a uma das 12 constelações do zodíaco (como Touro, Aires, Capricórnio etc).

No entanto, em seu caminho o Sol passa anualmente por 13 constelações, e não 12 (a constelação extra se chama Ofiúco, na qual o Sol transita entre 30 de novembro e 17 de dezembro). Para refletir a realidade dos astros, portanto, o horóscopo teria que conter 13 signos e não apenas levar em conta aqueles definidos pelos povos antigos há quase 2 mil anos.

De acordo com essa definição, quem nasce entre o dia 22 de dezembro a 20 de janeiro será do signo de Capricórnio. Entretanto, devido ao movimento de precessão, semelhante ao que faz um pião balançar quando começa a perder velocidade de rotação, o eixo de rotação da Terra se modifica ao longo do tempo, completando uma volta a cada 25.770 anos. Com o passar dos séculos, esse fenômeno acabou modificando nossa visão das constelações.

Há 2 mil anos o Sol passava pela constelação de Capricórnio na época do ano delimitada no horóscopo. Atualmente, no entanto, no período entre 17 de dezembro e 18 de janeiro ele passa pela região da constelação de Sagitário. Como explicar então a influência dos astros sobre a vida da pessoa que nasce nesse período? Essa discrepância vale também para todas as outras constelações, ou seja, todas as datas estão equivocadas .

Mais argumentos
Haveria ainda muitos outros pontos questionáveis quanto à validade científica da astrologia, como por exemplo a possível influência de outros astros do Sistema Solar que ela não leva em conta, como os milhares de asteróides, cometas, meteoróides etc. E como ficaria o caso de Plutão, considerado um planeta desde sua descoberta, e que em 2006 passou a ser considerado um planeta-anão, ao lado de centenas de outros corpos celestes do Cinturão de Kuiper?

Além disso, depõem contra a astrologia o fato de gêmeos idênticos terem comportamentos diferentes, as grandes diferenças nos horóscopos traçados por astrólogos diferentes para os mesmos dados de nascimento, entre outros. Talvez o argumento mais contundente, em minha opinião, seja a falta de um modelo consistente para explicar de que forma e por meio de qual interação ou força os astros influenciariam o destino e a personalidade das pessoas.

Talvez as posições das estrelas no céu realmente influenciem as pessoas. A sensação de olhar para elas e contemplar toda a beleza de um céu estrelado realmente toca no fundo da alma da maioria das pessoas. Sem dúvida esta é a maior influência que elas exercem sobre nós – que o digam os poetas, pintores e compositores.

_______________________________________________________
A coluna Física sem Mistério é publicada na terceira sexta-feira do mês pelo físico Adilson J. A. de Oliveira, professor da UFSCar

Comentários

  1. Anônimo11:18 AM

    Curiosa a ignorância do autor do blog. Fala em causa e efeito como sendo ciência, enquanto que o método da astrologia é a inferência indutiva. Pena que uma pessoa que usa computador tenha a mentalidade e a cultura do século XIX.

    ResponderExcluir
  2. Cara Anônimo,
    Obrigado pelo comentário. Relações de causa e efeito são os pilares da Ciência, em particular da Física. Mesmo no âmbito da Física Quântica, onde isso possa ser mais nebuloso isso é importante. Como você mesmo diz a astrologia usa outro método, muito distante do que é Ciência, em todos os sentidos.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Quando se diz, que tambem o Sol se movimenta, e acredita-se que se leva 250 milhoes de anos para ele realizar esse movimento, (o que eu interpretei como uma tragetoria circular, ou erro?), se entende que com ele se movimente tambem os planetas do Sistema Solar? Ou se pode entender que, a 250 milhoes de anos o Sol poderia, talvez, nao iluminar mais a Terra?

    ResponderExcluir
  4. Cara Lyz,
    O movimento que o Sol faz ao redor da galáxia carrega consigo os planetas e demais componentes do sistema solar. Acredita-se que alguns períodos glaciais antigos estavam relacionados com esse movimento, pois eventualmente a ele poderia atravessar uma nebulosa e diminuir a luminosidade na Terra.
    Um abraço
    Adilson

    ResponderExcluir
  5. Anônimo4:01 AM

    Bom dia Professor!
    Sendo minha primeira visita a este site, gostaria de parabenizá-lo pela qualidade.Moro no RJ tenho 60 anos e trabalho com eletrônica.
    Grato pela atenção, Luiz Carlos de Oliveira.

    ResponderExcluir
  6. "inferência indutiva" é boa mesmo. Seria magnética, mágica, elétrica, gravitacional, luminosa? Pessoas dotados de "pensamento mágico" são realmente fantásticas! Pode atingir o grau de transtorno de personalidade. O campo magnético, elétrico e gravitacional do seu obstetra é muito maior do que o exercido por Marte, e muito maior do que pelas constelações. A luz do foco na sala de parto é milhares de vezes mais intenso do que a luz emitida por estes corpos celestes distantes anos-luz. A inferência indutiva dele é imensamente maior do que a de astros longínquos.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo8:15 PM

    o universo realmente nos encanta e temos muito o que descobrir ainda.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo10:39 AM

    Eu so um garoto de 11 anos acabei de me apaixonar por isso

    ResponderExcluir
  9. Anônimo4:50 PM

    eu gostei muito desse site fala tudo que eu pricisava fazer ...... e mais ........... gostei muito parabénsa.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo6:07 PM

    em primeiro lugar parabéns professor.
    e em segundo quero lhe dizer que seu trabalho tem as maiores qualidades.... o entendimento e a sabedoria.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite!
    Eu sou apaixonado pela astrologia e comecei a estuda-la mais a fundo a pouco tempo e nesse caminho me veio muitos questionamentos e seu texto me respondeu alguns deles, muito obrigado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos desde que sejam pertinentes aos posts

Postagens mais visitadas