Os Superpoderes Humanos




Publicado no AOL-Educação em 28/10/2005

http://educacao.aol.com.br/colunistas/adilson_oliveira/0027.adp


Relatos sobre seres com poderes especiais estão presentes na história da humanidade desde dos tempos mais remotos. Por exemplo, a mitologia grega nos apresenta heróis como Aquiles, Hércules, Tseu, Perseu etc e criaturas como o Minotauro e a Medusa, entre outras. Apenas para citar os heróis, Aquiles tinha um corpo invulnerável, com exceção do seu calcanhar (daí vem a famosa expressão “o calcanhar de Aquiles) e era um extraordinário guerreiro. Hércules, filho de Zeus com uma humana, possuía força sobre-humana, mas foi morto por ação de um veneno.

A maioria desses personagens míticos tem o seu poder devido a uma origem “divina”. Eram filhos de divindades com seres humanos ou seres transformados por ações dos deuses. Os poderes surgiam a partir da “herança genética” ou por modificações na estrutura biológica da criatura.

Nos dias atuais muitos heróis e vilões populares, surgiram em um tipo particular de literatura: as histórias em quadrinhos. Elas sempre foram prodigiosas em descrever seres com poderes especiais que excediam a capacidade humana. Heróis e vilões têm poderes que permitem voar, levantar facilmente objetos pesando dezenas de toneladas, disparar raios pelos olhos, ficar invisíveis etc. A explicação para tais poderes, na maioria dos casos, vem da ação de algum tipo de radiação especial que provoca alterações genéticas fazendo que esses incríveis poderes aflorem. Em outras situações, o personagem possui poderes especiais por ter nascido em um outro planeta. O fato de sua espécie ter evoluído em um mundo com um ambiente diferente do nosso permitiu que certas habilidades fossem desenvolvidas ao longo do processo evolucionário. Mas, quando esses seres vêm para o nosso planeta, essas habilidades os tornam superpoderosos. Podemos notar que essas explicações não surgiram do nada. Elas, de certa forma, são semelhantes aos poderes dos seres mitológicos mencionados acima.

O exemplo mais famoso de super-herói contemporâneo é o Superman. Esse personagem é capaz de voar, enxergar através de objetos, disparar rajadas de calor pelos olhos, além de possuir uma força sobre-humana. Na história, esses poderes têm origem no fato dele ser nativo de um planeta com gravidade muito maior do que a da Terra e que orbita uma estrela gigante vermelha. Quando ele foi enviado para Terra, ainda bebê, para escapar da destruição do seu mundo, a ação da gravidade menor e a luz proveniente do nosso Sol (que é uma estrela classificada como amarela) permitiram o aparecimento de seus superpoderes.

Será possível existir seres com tais habilidades? Será que algum dia esse tipo de ficção se tornará realidade?

Para responder a essas perguntas vou me limitar apenas à discussão do ponto de vista da Física. No caso particular do Superman, é praticamente impossível existir um ser com suas habilidades. Por exemplo, ele voa sem que nada o impulsione. Para que ocorra qualquer movimento, seja um simples caminhar ou vôo de um foguete a dezenas de milhares de quilômetros por hora, é necessário que exista uma força que provoque uma ação. Como conseqüência, uma reação em sentido contrário impulsione o corpo na direção oposta da ação, com prediz a Terceira Lei de Newton (conhecida também como princípio da ação-reação). Quando caminhamos, a força de atrito que existe entre os nossos pés e o chão atua como a força contrária a que fazemos sobre a superfície em que estamos andando. É por esse motivo que não conseguimos caminhar sobre uma superfície lisa, como a de um lago congelado. No caso do foguete, o combustível ao reagir na câmara de combustão produz gases que são expelidos em alta pressão fazendo com que o foguete seja empurrado para frente. Como no caso do Superman não observamos nada parecido, não há como explicar o seu vôo de uma maneira fisicamente plausível.

Além disso, o Superman, em suas histórias, consegue observar através de objetos utilizando a sua visão de raios-X. Infelizmente essa é outra situação fisicamente impossível. Quando observamos qualquer objeto só o vemos porque ele está refletindo a luz incidente. Ninguém enxerga nada no escuro absoluto. Mesmo que os olhos do Superman emitissem raios-X estes não refletiram na matéria da mesma maneira que a luz visível. Quando fazemos uma radiografia, que permite examinar o interior do nosso corpo ou objetos, o princípio é diferente. A radiação atravessa o corpo e parte dela é absorvida. Dependendo da forma que essa radiação é absorvida pelos diferentes tecidos que nos compõem ocorrem os contrastes que sensibilizam o filme fotográfico (ou detector) colocado atrás do corpo, criando a imagem. Os outros poderes como invulnerabilidade e os raios de calor que ele pode emitir pelos olhos também seriam difíceis de existir.

Contudo, os heróis e suas lendas sempre serviram (e servirão) para inspirar a nossa imaginação. De certa forma eles são reflexos de muitas das aspirações humanas, pois em alguns casos, eles representam algo que todos nós gostaríamos de poder ser ou que pode nos proteger e nos salvar de perigos que não conseguimos enfrentar. Dessa forma, a imaginação nunca deverá ser limitada pelas leis Físicas que regem o nosso universo. Talvez a capacidade criativa seja uma das características humanas que nos fazem ser “super”.

Comentários

  1. Anônimo10:43 AM

    Olá Adilson,excelente texto!desmistificando os superpoderes dos superheróis da atualidade por meio dos argumentos físicos. A gente só voa mesmo em sonho, e quando a capacidade imaginatova do homem quis voar, inventou-se o avião. Só tenho uma dúvida: os supermen de hoje, quase todos de origem americana e que representam os " superpoderes" das pretensas super raças não teriam um caráter diferente dos deuses da mitologia grega? Esses representavam a diversidade, não havia mocinhos nem bandidos,nem o bem nem o mal, misturavam-se, protegiam e pregavam suas peças nos homens. Na guerra de Tróia, Afrodite e Apolo, que eram helênicos, estavam do lado de Tróia e nem por isso foi excomungado por Zeus,etc.
    Gostei muito do seu comentário no blog de Marcelo Leite sobre a história do Cometa Halley? Porque você não a conta em detalhes aqui no seu blog e também sobre a frustração que foi em 1986? Ou você já fez e eu perdi?
    Abraços, Norma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos estão enganados quando dis que ninguém pode voar. POde ter certesa

      Excluir
    2. Queria te um poder de voar

      Excluir
  2. Cara Norma,
    Obrigado pelo seu comentário.
    Na mitologia grega há sim uma luta entre o bem e o mal. Veja o caso de Hércules ( O Leu de Neméia) e Perseu (Meduza) que venceram criaturas que aterrorizavem os povos. Contudo eu não sou especialista em cultura grega e posso estar equivocado.
    Os heróis americanos, como você bem lembrou, colocam-se sempre acima do bem.
    Quanto a história do cometa Halley vou preparar um texto e comentar isso com detalhes.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3:42 PM

    Adilson, tens razão, sou eu que me equivoquei: havia sim a luta entre o bem e o mal na mitologia grega, como em todas as sociedades. Eu quis dar ênfase à diversidade, o que não acontece na luta entre o bem e o mal nos heróis das representações americanas, que sempre vencem e estão sempre acima. Mas o interesante é a riqueza do seu texto, do ponto de vista da Física e literário.
    Aguardemos então o Cometa Halley. Abraços. Norma.

    ResponderExcluir
  4. Olá Norma,
    Farei um texto sobre os cometas em breve.
    Um Abraço
    Adilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo1:19 PM

      Adilson,tem como fazer experiencias com ser humano,fazer o seres humanos terem poderes, igual aos Herois .

      Ass : Augusto Barros Silva

      Excluir
    2. Igual do superman

      Excluir
  5. Anônimo1:47 PM

    Vocês esqueceram de recordar que o Homem fora da Atmosfera terrestre,consegue flutuar,não havendo gravidade para o mesmo. No caso do Superman ele não tem a estrutura de um ser da Terra, e para ele não há gravidade. Mas o ser Humano pode voar, não na Terra, mas pode voar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9:47 AM

      vai na lua da um pulo e tenta controlar pra onde vc ta indo sem propulsão kkkkk na lua ninguém voa só com um traje espacial sem propulsor, fora que se pular alto demais entra em orbita!

      Excluir
  6. Olá
    Gostaria de esclarecedr que não é a atmosfera terrestre que impede do homem voar livremente, mas sim a gravidade, que mesmo fora da atmosfera ela também está presente. A Lua, por exemplo, é atraída pela gravidade terrestre, assim como os astronautas na estação espacial. De fato eles estão sempre caindo na direção da Terra mas como eles tem uma determinada velocidade tangencial eles nunca atingem a superfície.
    O Fato do Superman não ser da Terra não impede que ele sinta os efeitos da gravidade, pois toda a matéria do Universo sofre a ação da gravidade.
    Qualquer outra dúvida ou comentário fique a vontade.
    Um grande Abraço
    Adilson

    ResponderExcluir
  7. Anônimo10:32 PM

    o que houve em 1986 ?

    ResponderExcluir
  8. Anônimo10:34 PM

    Gostaria muito de saber o que aconteceu em 1986 ?

    ResponderExcluir
  9. Para quem perguntou...
    Em 1986 foi a passagem do cometa Halley que acabou decepcionando a maioria das pessoas, pois o cometa, embora muito brilhante, não apareceu no dia 09 de abril de 1986 como era esperado, pois ele estava virado de frente para Terra e não foi possível observar a sua enorme cauda. Dessa forma, o Halley aparecia como apenas uma bola luminosa (vista em telescópios). Houve grande alvoroço na época para ver o cometa e acabou sendo uma frustração que somente em 2061 teremos outro chance de vê-lo.]

    ResponderExcluir
  10. Anônimo9:14 PM

    Li aquela parte falando sobre o vôo do Superman,talvez seja possivel sim...pq ja que ele veio de um planeta com graviade maior lhe dando uma força sobre humana e etc...

    Sendo assim ele possa voar com um pulo,foi assim que ele vôo pela primeira vez na serie "Smallville"
    se nao me engano ele correu e em seguida deu um enorme salto e conseguiu se manter no ar por alguns instantes...e quando ele foi tomado pelo espirito de seu pais ele fez o mesmo dando um salto muito grande(causando até uma enorme ventania)e permanesendo no Ar por muito mais tempo ate mesmo chegando ao espeço sideral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4:11 PM

      Sim!! Os humanos podem voar o que impede e que teríamos que em 1 segundo teríamos que atingir 9,8 m² por segundo com um impulso!! Mas tem outra forma vcs já ouviram falar de Cinese ou Sinetika então esse um poder sobre humano que os humanos podem ter por exemplo a cinese e o poder da mente o por que a nossa mente e um ser vivo igual a gente só que muita mais forte e cada vez mais se treinarmos um exemplo: VC provavelmente deve ter ouvido ou ter visto um filme ou a palavra Telecinese o que e isso? E o poder de mover objetos usando o poder da mente podendo com muita vontade,esforco,paciencia,E fe e possível com esse pode VC já poderia voar e os cientistas já comprovar que sim!!procure saber sobre uma mulher dona de casa russa NINA a mulher com o poder da telecinese paranormal e existem outros tipos de cinese digo isso por que eu pratico e tenho um poder paranormal da Aerocinese no Nivel 4 eu já te levitei e estou aprendendo mais logo logo vou virar um mini superman!!Outra os humanos só acreditam em que conseguem ver conshelo nunca pensem assim acredite que VC pode fazer as coisas e VC fara!!

      Excluir
  11. "O pensamento lógico pode levar você de A a B, mas a imaginação te leva a qualquer parte do Universo."


    Einstain disse sua primeiras palavras quando tinha 3 anos,e seus pai chegaram a acreditar que ele era retardado,no entanto ele se tornou um genio

    Sabe essas lendas ai de hercules,elas vem percorrendo mundo durante seculos,e provavel que elas tenham existidos,e alguem exagerou na hora de repassa-las...mas se alguem exagerou ao contar significa que realmente chegou a existir algo

    Nda e impossivel aos olhos de Deus,e como disse Einstain

    "O pensamento lógico pode levar você de A a B, mas a imaginação te leva a qualquer parte do Universo."

    Pra terminar quero dizer que
    Nós seres-humano usamos apenas 3%(por cento) de nosso cerebro,e no entanto consseguimos fazer já muitas coisas
    Imagine se usassemos mais que 3%(por cento)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo8:31 PM

      ola Adilson J A de Oliveira olha quando eu asisti o filme do homem de ferro 3 uma coisa la me chamou a atencao o personagem tony stark è capturado por um cara com poder e tony estende a mao a frente do cara e dispara um raio de energia...oque me chamou a atencao è que ele disse:(essa è a vantagem dos inteligentes)e isso se encaixa com oque você disse que processamos apenas 3% do cerebro oqu gostaria de saber exatamente.
      è que como exatamente conseguiria-mos chegar a 100% ou pelomenos passar desses 3% ? e se coseguise-mos poderiamos seriamos capazes de fazer algo que fizesse a diuferenca como tony stark

      Excluir
  12. Caro Anônimo
    Um salto é bem diferente do vôo.
    Como sabemos o superman pode mudar de direção e literalmente parar no ar.
    Essa é a improbabilidade física, pois ele não tem como fazer isso, pois não existe ação sem reação.
    Um abraço
    Adilson

    ResponderExcluir
  13. Caro Adeilson (quase um xará)
    Obrigado pelo comentário.
    Sem dúvida ainda termos muito que evoluir nesse mundo. E por trás de toda lenda, como você disse, há algo de verdade.
    Um abraço
    Adilson

    ResponderExcluir
  14. Biianca5:58 PM

    - sim, concordo plenamente com as suas teorias, mas no texto você informa que ha "super-herois" que foram expostos a radiação ou algo pareçido, e se nós fossemos expostos a algum genero de radiação? Afetaria algo em nossa genetica e nos deixariam com algo a mais ? Não tenho conhecimento de que já foram realizados testes sobre isso, e experiencias em humanos antes, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Cara Bianca,
    A exposição a radiação geralmente provoca doenças e vários tipos de cânceres. A radiação costuma destruir as células e pode alterar a estrutura do DNA, levando geralmente a tumores.
    No caso dos super-herois, isso é improvável que uma radiação nos leve a um grau maior de organização celular, levando a poderes sobre-humanos. É como se você jogasse para o ar uma bandeja cheia de letras e esperasse que ao cair no chão se formasse um lindo poema, que ainda não foi escrito.
    Obrigado pelo comentário.
    Um abraço
    Adilson

    ResponderExcluir
  16. Anônimo6:26 PM

    sera que existe uma forma possivel que os deuses do olimpo fossem seres alienigenas com super-poderes e os herois fossem fruto da união de humanos com superseres !

    ResponderExcluir
  17. Anônimo6:32 PM

    fiquei sabendo que nos seres humanos somos mortais pelo fato que ao decurso da vida as celulas replicam de forma menor e morrem mais facilmente isso com o envelhiscemento se por acaso existisse um antidoto que impedissem nossas celulas de morre o fizessem elas perpetuassem como um fator cura , mais por tempo inderteminado nos poderiamos viver mais ou atingiriamos a imortalidade

    ResponderExcluir
  18. Anônimo6:39 PM

    por acaso v sabe seum evento espiritual que não tem nada haver com ciência como uma possesão demoniaca faz com que o corpo do hospedeiro adquira habilidades com superforça e superagilidade como um espirito causa a mudança na estrutura biolologica do sujeito vc sabe me explicar a respeito !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9:59 AM

      Seres espirituais não são sujeitos as leis da física, tanto anjos como demônios não tem corpo materializado e sendo assim não são sujeitos a leis como a da gravidade! Um monte morreu no dilúvio porque materializaram e não puderam voltar a forma de espirito por causa de uma intervenção Divina. Mistura de anjos e humanos resultaram em nefilins (gigantes) que tem comprovação cientifica que existiram! Seres humanos só conseguiram fazer coisas contra as leis da física com intervenção Divina como exemplo Elias e os profetas de Baal.

      Excluir
  19. Anônimo6:46 PM

    poderiamos entrar numa realidade virtual como matrix num mundo paralelo aos sonhos onde nos fossemos conscientes de tudo e e controlassemos nossos corpos astrais e e eles tivessem superpoderes poderiamos criar uma realidade como um game tres d sera que existe um aparelho para isso ou ja fez algo desse tipo que não passou da fase experimental sabe me informa !

    ResponderExcluir
  20. Anônimo6:52 PM

    ouvi fala parece ate piada mas fala que se algo movesse na velocidade da luz poderia dobra o tempo-espaço e criaria um portal pra outra dimensão ;
    sei que um ser humano jamais suportaria se mover dentro de uma nave com 1 decimo dessa velocidade e suportasse a pressão mas se criasse uma nave pontente que atingisse essa velocidade sem se desintegfrar e mantesse o ser humano la dentro num ambiente normal ! algo assim pode ser criado !!!

    ResponderExcluir
  21. Sobre os comentários acima.
    De fato as maioria dessas perguntas estão relacionadas mais com a ficção do que com a realidade física, fazendo com que de fato se misture as coisas. Apenas respondendo sucintamente:

    - O envelhecimento celular é decorrente da falha do processo de reprodução celular entre outros. É também a manifestação da ação da entropia que faz com que exista a tendência a desordem.

    - Fenômenos ditos espirituais são complicados de serem discutidos a luz da física.
    - Sobre o matrix, é a mais pura ficção.
    - Nenhum corpo com massa pode viajar na velocidade da luz, apenas os corpos sem massa. Contudo, h[a um jeito de driblar isso. Veja o posthttp://pordentrodaciencia.blogspot.com/2007/07/uma-possvel-jornada-nas-estrela.html.
    Um abraço
    Adilson

    ResponderExcluir
  22. Anônimo7:41 PM

    os cientistas não acreditam que Deus existe por não ter um explicação cientifica ou porque acha que adoração é uma necessidade um fator na natureza do ser humano a respeito da fé !!! vc acredita que Deus existe ?

    ResponderExcluir
  23. Anônimo7:46 PM

    pode por acaso existir um virus simbiotico como o do venon do homem-aranha que se alimenta das emoções e modifica seu hospedeiro psicologicamente !ficção ne ou um t-virus como la do filme resident evil que pode animar o corpo dos mortos ou transformar alguem numa criatura mutante sedenta por plasma com reflexos e força sobre-humana !se existir a humanidade corre perigo !

    ResponderExcluir
  24. Anônimo8:01 PM

    os cientistas procuram vida em outro planeta com base em vestigios de agua senão ha agua logo eles descartam a chance de haver vida la e passam para outro planeta por acaso a agua é o fator principal para a existência de vida mas voltando ao passado fala que a vida terra começou nos oceanos mas ela não era proveniente daqui e sim de um meteoro que trouxe microrganismos que evoluiram de seres unicelulares para seres pluricelulares complexos eles vieram de outro planeta de um meteoro superquente isso quando ele atravessou a atmosfera fora o tempo que ele ficaram sofrendo os rugores do vacuo sera que precisa de agua pra existência de vida se eles percorreram o universo em tais condições fisicas esses microorganismos que medem o que um milesimo do milimetro se não me engano ja causam danos no nosso sistema de defesa e são resistentes vc sabe me explica isso que mesmo não sendo vida inteligente proliferam aos milhões em questão de segundos e tem auto nivel de contaminação se fosem inteligentes então o que não fariam !

    ResponderExcluir
  25. Anônimo8:05 PM

    na anterior primeira eu tava falando dos microorganismos que iniciaram a vida no planeta terra e em segundo os outros seres microscopicos como bacterias e virus eu acho que eles tem algo em comum ja que são invisiveis a olho nu !

    ResponderExcluir
  26. Anônimo8:20 PM

    não consegui entra naquele site qu vc passou sobre a velocidade da luz pode com a engenharia genetica criar hibridos cruzamentos de especies diferentes atraves de tecnologia avançada pois eu acho uma barreira de fundir seres diferentes uma das minhas hipoteses e que eles tem numeros de cromossomos diferentes igual no ser humano quando por um acidente genetico vai mais um cromossomo a pessoa se torna sindrome de down ja ouvi fala nos jornais não sei se é verdade ou pra da ibope para os jornais os cientistas americanos trabalham pra criar hibridos imunes a doenças resistentes a circunstâncias e noticias sobre animais que cruzaram de forma natural e nasceram aberrações que nao duraram muito tempo sera que isso tem um meio cientifico de ser explicado !

    ResponderExcluir
  27. Anônimo9:05 PM

    Caro professor estou falando de realidade que pode ser fruto de uma mente criativa ou uma futura ameaça a humanida a rebelião dos robós o sr ja deve ter assistido exterminador do futuro e eu robo na china existem robós mais simples que fazem tarefas domesticas que obedescem ordens e imitam vozes e expressões como humor eu acho que isso é um passo olha minha linha de raciocinio eles não são comercializados porque são caros mas vão ver que novidades que geram lucros e facilitam a vida da sociedade moderna vão logo cair em linhas montagens as crianças vão compra-los os pais vão achar o maximo melhor que uma boneca barbie mudando de assunto mas não distanciando quantas pessoas foram mandadas embora dos seus empregos por causa mecanização automotivação esquesce o nome imagina agora um robo mais evoluido que lava passa cuida do bebe não agride e não requer direitos trabalhistas não tem gasto alem das manutençoes e lubrificação das juntas com a eficacia de 99,9% porque não existe nada perfeito não tem nenhum erro encontrado vão ser coordenados por um computador central uma rede mundial interligados por via-satelites a bendita da internet ja que ondas de radio se tornaram obsoletas logo vai ter uma unidade em cada casa e o ela ficara no lugar do dog o cachorro deixara de ser o melhor amigo do homem e no lugar tera um robo bipede com estruturas de acoe circuitos tampados por uma camada que o deixa humanizado com expressões faciais capazes de fazer um palhaço perffeito logo serão substituidos por mais avançados é a evolução tudo parece perfeito ate que um dia eles se tornam auto-suficiente uma inteligência artificial totalmente conciesnte capaz de replicar emoções e não so assimila-las e entra um virus no sistema agora sob o comando desse vrus elas tomam o comando e executam tudo que estiver no seu caminho sem regras sem leis aa assasinas perfeitas esquesce de falar esse novo modelo tem a cara dos atores de holyood revestidos de uma materia similar a carne humana aquelas figuras que fizeram sucesso a quase dois seculos atras imagina angelina jolie ou brad pitty a eu esquesce a humanidade não vai chegar la se continuar poluindo depois que destruir a camada de ozônio o sertão nordestino vai ficar parecendo o jardim do edem pois o sol vai fritar todo mundo isso se os fenomenos naturais como tsunamis vulcões e tremores desencadeados pela degradação não nos liquidar antes falei demais me desculpe !!1

    ResponderExcluir
  28. Olá tenho um dom,o meu dom e de conversar telepaticamente com os animais e plantas e queria descobrir como parar com isso...

    Será que vc me ajuda:

    Meu e-mail de orkut é jonataswesleyalvessilva13@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Anônimo9:44 PM

    então....
    realmente a ciencia acaba com nossos super-herois....
    mas em se tratando do comentario sobre o super

    acho q as leis de newton sobre fisica de corpos e talz não é valida para seres de fora da terra
    seres de um planeta q fica em uma galaxia muito muito distante^^

    segunda fisica quantica
    (soh um comentario nem sei muito a respeito)

    se realmente existem seres de outros planeta aqui na terra dificilmente notariamos sua presença
    nossos sentidos form desenvolvidos para enchergar,tocar sentir coisas daqui...
    super man não teria estrutura molecular de um humano
    força gravitacional da terra
    razao de massa q atua sobre um corpo
    isso eh valido em todo o universo???
    XD
    a
    vamo continua sonhando com super poderes
    ;D

    ResponderExcluir
  30. Não tem como definir esse tipo de coisas. Todos podemos ser super herois, Batman por exemplo...um super heroi que não usa nada menos que tecnologia, Heroi é aquele que acredita que pode mudar o mundo, não aquele que quer voar e fazer gracinha pelo mundo.

    ResponderExcluir
  31. Anônimo1:41 PM

    voces são ums lesos vão trabalhar e deixar de falar besteira

    ResponderExcluir
  32. Anônimo1:48 PM

    tem gente que se recusa a viver a relidade e se refugia em um mundo de impossibilidades não são codenaveis por isso mas, mas tarde eles sempre se arrependem e querem recuperar otempo perdido mas outra das leis da vida mas do que comprovada é que o tempo não volta atraz então vamos sentar o pé no chão e encarar o mundo e a vida de frente, viajar de vez em quando na fantasia é uma coisa, deixar de fazer o que realmente importa para viver nela é complicado né não.

    ResponderExcluir
  33. Anônimo9:34 AM

    eu conheço uma pesooa com super poderes

    ResponderExcluir
  34. Anônimo9:37 AM

    quando ela ta com raiva faz chover muito forte e tambem relampagos

    ResponderExcluir
  35. Anônimo1:38 PM

    O ser humano pode voar sim, desde que tenha a sabedoria necessária para fazer tal ....
    E desde que conheça 100% seu corpo, ao ponto de
    saber oque pode ser desenvolvido e oque esta fora de sua evolução;

    ResponderExcluir
  36. Anônimo1:32 PM

    Hun hun vocês não iram acreditar as pessoas tem um poder espiritual cada uma delas com sabêdoria esses dons ''evoluiem'' assim podemos fazer coisas inacreditavies.Eu tenho certeza que tem um animal dentro do meu corpo não sei como mais sei.Acredite em si mesmo,só não va´pular de um lugar alto por quê se não irá morrer, existem pessoas que fazem feitiçaria com o poder espiritual por quê o humano não pode ter dons em?

    ResponderExcluir
  37. É um seguinte! falamos sobre super poderes como o do super homem, que na minha opinião é um super heroi com menor senso de realismo já existente.

    Mas vamos comentar a respeito de poderes como o da mulher invisivel do quarteto fantastico e da habilidade do homem aranha andar sobre a parede.

    Cientistas da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, Estados Unidos, comprovaram que é teoricamente possível esconder objetos em "capas de invisibilidade", ao aplicar uma teoria centrada em fazer objetos invisíveis ao radar e criada pelo britânico Sir John Pendry, do Imperial College London.

    Os pesquisadores desenvolveram uma capa com um complexo composto artificial, elaborado com anéis e cabos de cobre impressos em telas de fibra de vidro que distorcem o espaço, de modo que as microondas não se refletem.

    "Graças à presença deste metamaterial os raios são desviados como a água que flui ao redor de uma rocha em um rio, sem interromper a corrente principal de forma visível, permitindo esconder um volume, com propriedades similares ao espaço livre visto de fora", explicou o cientista David Smith, envolvido no projeto.

    A capa funciona desviando as microondas ao redor do objeto e depois as restaurando atrás deste, como se tivessem atravessado um espaço vazio.

    A capa é considerada um "metamaterial", ou composto artificial que pode ser manipulado para produzir uma mudança na direção das ondas eletromagnéticas.

    Da mesma forma como ocorre com as ondas de luz visíveis, as microondas chocam-se contra os objetos, tornando evidente sua existência e criando uma sombra, mas nestas freqüências, o fenômeno só pode ser detectado por meio de instrumentos.

    Com esta capa, os cientistas fizeram "desaparecer" um pequeno cilindro de cobre que não foi detectado por meio de sensores de microondas, dispositivos similares aos usados em radares instalados a bordo de aviões e satélites.

    Além disso, as proezas do Homem-Aranha podem estar ao alcance dos seres humanos dentro de alguns anos, segundo um grupo de cientistas italianos que trabalham num projeto sobre um material têxtil inspirado no lagarto gecko, um réptil cujas patas são dotadas de propriedades superadesivas.

    O projeto liderado pelo cientista Nicola Pugno, da Universidade Politécnica de Turim, consiste em um tecido composto por filamentos extremamente finos e muito numerosos que produzem um efeito de capilaridade que pode ser usado para produzir uma grande adesão física.

    O "tecido do Homem-Aranha" é baseado num fenômeno conhecido como interação de fraca intensidade entre moléculas ou átomos ou Força de Van der Walls, e estará construído com uma infinidade de nanotubos: cilindros de carbono ocos e concêntricos, cada um deles de um tamanho de poucos milésimos de milímetro.

    "Um dos principais desafios do controle da adesão consiste em como a reverter, já que um objeto ou material pode ficar colado a uma superfície por meio de uma cola, mas não é simples descolá-lo e colá-lo mais de uma vez", afirmou o cientista italiano.

    A chave para isso pode estar nas patas do gecko, que possuem uma espécie de pêlos microscópicos que lhe proporcionam uma aderência muito alta sobre diferentes superfícies, possibilitando a este inquieto animal deslocar-se ou ficar imóvel indefinidamente em um lugar. Este é o efeito procurado por Nicola Pugno nos nanotubos.

    A chave para isso pode estar nas patas do gecko, que possuem uma espécie de pêlos microscópicos que lhe proporcionam uma aderência muito alta sobre diferentes superfícies, possibilitando a este inquieto animal deslocar-se ou ficar imóvel indefinidamente em um lugar. Este é o efeito procurado por Nicola Pugno nos nanotubos.

    ResponderExcluir
  38. concluindo esse texto tirado da internet, pois naum sou cientista mas me interesso muito quando o assunto eh tentar esplicar poderes de super herois, digo que estamos engatinhando pra adquirir certos poderes dos quadrinhos eu gosto muito dos herois da marvel pois eles dão maior realidade oas poderes e conseguem de certa forma explicações cientificas. Diria que no futuro poderemos fazer o que eles fazem. Pois valorizo ipoteses que desafiam a fisica.

    ResponderExcluir
  39. http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1824991-EI4803,00.html esse eh o site q pesquisei. mas devem ter outros por ai espalhados ^^ abraço

    ResponderExcluir
  40. Anônimo10:47 PM

    o fato desuper-man ser de um planeta onde a gravidade e mais forte, não quer diser que ele tambem sera forte, a historia conta que ele foi enviado para a terra ainda bebe então não teria dado tempo de seus musculos evoluirem e adaptarem com aquela gravidade.
    HYK

    ResponderExcluir
  41. Anônimo10:48 AM

    porque nao inventar algo que fissesem com q todos os seres humanos podessem voar ,isoo é o sonho de muitas pessoas e garanto se a tecnologia avançar poderia chegar nesse resultado a final poderia ser a descoberta do mundo inteiro todos estariam em busca de algo que fissesem voar, chegar as nuvens seria um sonho virando realidade.

    ResponderExcluir
  42. Anônimo10:51 AM

    bem que a tecnologia poderia ser muito mais evoluida poderiam inventar coisas que ajudaria muito no nosso cotidiano por exemplo:
    robo que podesse ter a capacidade de um ser humano fisesem tudu q nois fisesemos hj em dia, mochila ajato pra voar sobra as nuvens, carro voador, animais q falassem, maquina do tempo

    tudu isso ajudaria muito a humanidade garanto q se vcs se esforçarem consegue chegar lá e nos imprensionar

    ResponderExcluir
  43. Anônimo12:59 AM

    ja devem ter inventado ese tipo de tecnologia, mas ainda estão desenvolvendo e ainda fasem varios testes e outras coisas antes de botarem no mercado

    ResponderExcluir
  44. Anônimo6:52 PM

    Olá, por favor diga-me o que sabe a respeito disto?
    http://www.youtube.com/watch?v=L61RptUUEqU
    E disto também! Por favor,
    http://www.youtube.com/watch?v=madoDvtKEes e se pudesse responder-me para este email, agradecia-lhe! majhiro@live.com.pt

    ResponderExcluir
  45. Olá
    Eu não conhecia os videos. E não sei o que dizer, pois o video russo pode ser bem uma montagem.
    Um abraço
    Adilson

    ResponderExcluir
  46. Anônimo11:04 AM

    Eu gostaria de saber porque algumas vezes temos a impressão de já ter vivido um acontecimento sabendo exatamente como os fatos ocorreram antes de acontecerem.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  47. Anônimo8:17 PM

    resposta para o post de cima ( Dejavu )
    cara vocês viajam, há coisas na vida que são tão obvias. Eu so digo uma coisa eu sou uma pessoa evoluida, não 100% mais diria que eu sou o que a ficcao chamaria de "esper"... me classifiquei como lvl 2-3 de habilidade. Minha habilidade consiste em potencial mental, vejo, sinto coisas que a maioria das pessoas deixa a desejar...é puro instinto humano, qualidades variadas que todo humano pode desenvolver e se tornar bom o suficiente para derrubar o homem mais forte do mundo... acreditem ou não eu sou diferente desde que eu percebi que eu era alguem, que eu existia e isso foi aos 5-6 anos de idade,... não sou um gênio nem fui um super genio infanto-juvenil que entrou na faculdade aos 10 anos, faço parte da primeira safra de novos humanos. bom era isso que eu queria que vocês soubessem, mais o que importa a maioria das pessoas não liga mais para habilidades especias, pode passar uma pessoa correndo a 60km/hr na sua frente que ninguem da a minima... rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. queria poder conversa com se possivel, este e meu hotimail, angel-95@outlook.com, entre em contato

      Excluir
  48. Anônimo2:33 PM

    eu tenho poderes de movimentar moedas,desligar coisas,comversar com bichos entender os penssamentos de pessoas,dar choque e impenotisar pessoas

    ResponderExcluir
  49. Anônimo10:14 PM

    eu tenho provas tv,videos na net eu acho que existe seres misticos

    ResponderExcluir
  50. Ariel de Jesus2:12 AM

    Os Cientistas Dizem que se não houver agua ne marte não ha vida mais uma questão a agua e uma forma de sobrevivencia dos terraquios mais se marte a forma de sobrevivencia for outra pode haver vida do mesmo jeito como explica isso pode me respoder se poder me adiciona no Hotmail (Msn)

    ariel_hebert10@hotmail.com Por Favor me responda !

    ResponderExcluir
  51. Caro Ariel,
    O que ocorre é que não conhecemos outra forma de se estabelecer vida se não for a base de um solvente como a água. No caso de Marte há água em estado congelado e por isso há chance de existir vida lá. Se não se usar a água, as formas de vidas seriam muito complexas e o ambiente como Marte não poderia suportá-la.
    Um abraço
    Adilson

    ResponderExcluir
  52. Anônimo6:47 PM

    Gente percebam que o ser humano em média usa a de 7 a 9% do cerebro oque seria os poderes seriam partes inesploradas do cerebro entaum os hérois podereiam usar em media a 20% do cerebro para pelo - voar e etc..

    ResponderExcluir
  53. Olá!
    Não sei porque, mas sei que, impressionantemente, posso acalmar animais através do toque em suas peles.
    Acredito que cada ser humano tem certos dons, que chamo de poderes.
    Como já disse, isso acontece comigo. Sinto que, meus animais de pelúcia, tem realmente uma vida. Eu sempre converso com eles.
    Eu realmente acho que tenho um dom envolvendo animais, telepatia e provavelmente outros.
    Eu tenho uma forte ligação com a natureza, me sinto como parte da fauna, porque sei que estou aqui para acabar com a injustiça cometida com bichos. Para ajudar o mundo a se tornar um lugar melhor.
    Eu não tenho nojinho de pombo, nem medinho de cobra, eu AMO todos. E sei que tenho dons os envolvendo.
    Por favor me responda, bruna_mh@r7.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Bruna,
      Como você disse, cada um tem o seu dom. Aproveite o seu e utilize da melhor maneira possível.
      Um abraço
      Adilson

      Excluir
  54. ola Adilson J A de Oliveira, queria pode conversa com você, esse e meu e-mail, angel-95@outlook.com, ate la.

    ResponderExcluir
  55. Olá Cicero...
    vamos conversando por aqui!!
    Um abraço
    Adilson

    ResponderExcluir
  56. um beija flor pode voar pra onde quiser, parar, mudar de direção, voar de costas, mudar pra frente, ficar parado voando de novo, etc; só pq usa asas que deslocam o ar e impulsionam. Poderia mto bem existir 1 superman que use algo pra deslocar o ar e impulsionar ele, sem precisar de asas. Poderia muito bem, existir uma capacidade cerebral de 40 % ao invez de 3; capaz de alterar funçoes celulares, capaz de liberar energia ou radiaçao desconhecida; capaz de interagir com materia ou com anti materia, como nunca antes visto; capaz de agir ao contrario de como atua um buraco negro (ao invez de sugar coisas, vai repelir coisas, ou repelir ele mesmo das coisas em volta ( o ar) fazendo com que impulsione. Pode ser que o cerebro evoluido seja capaz disso, ou pode ser um DNA e mutaçoes evoluidas. Pode acontecer tudo isso e muito mais. Pode acontecer de os poderes serem originados ate de 1 paranormalidade, assim como Alessa do Silent Hill desenvolveu poderes paranormais demoniacos transformando 1 cidade no inferno, por causa do odio e dor exageirado que ela passou, e a vontade exageirada de vingança, pra entao conseguir essa façanha paranormal. Seila, pode acontecer de tudo ne.

    ResponderExcluir
  57. Anônimo2:03 PM

    Adilson,tem como fazer experiencias com ser humano,fazer o seres humanos terem poderes, igual aos Herois .

    Ass : Augusto Barros Silva

    ResponderExcluir
  58. Como afirmar algo sem certeza?
    E tornar uma afirmação verdadeira sem provas?

    ResponderExcluir
  59. Como afirmar que utilizam, ou, utilizamos somente 3% do cérebro?

    ResponderExcluir
  60. Responder sem fundamentos é próximo de explicar sem dar razoabilidade

    ResponderExcluir
  61. Não limita o que se não tem certeza com 3%

    ResponderExcluir
  62. Que a Paz esteja com todos!

    ResponderExcluir
  63. Ola sou evangelico, mas desde os meus 20 anos minha mente se abriu, hoje tenho 23 anos. Fiz muitas perguntas e todas consegui respostas apenas pensando sem precisar pesquisar nada, e após pesquisar vi que estava certo, minha cabeça dói pois não consigo parar de pensar nem mesmo por um segundo, até uma caneta caindo no chão. Observo todos os seres humanos ao meu redor, consigo ver a natureza os costumes os medos de cada um apenas com um olhar, eu não sei o que está acontecendo comigo. Vejo vocês aí todos na terra pensando e discutindo por coisas tão superficiais. Me sinto sozinho no mundo pois é fácil controlar as pessoas, desenvolvi essa capacidade. Preciso de ajuda sei que 95,7 % não vai acreditar em mim, mas acreditem. Minha inteligência aumentou e eu sei disso. Não posso dizer informações sobre mim pois não quero ser perseguido. Se tem alguém igual a mim por favor me responda.

    ResponderExcluir
  64. Anônimo12:13 PM

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  65. Anônimo1:18 AM

    os poderes do superman tem base cientifica? por exemplo, supondo que exista um planeta com habitantes que orbite uma estrela vermelha, e esses habitantes viessem a terra e fossem expostos ao nosso sol amarelo, eles ganharia poderes iguais os do superman? ou isto nao tem base cientifica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. felizmente, como no caso da maioria dos super-heróis, os superpoderes não tem nenhuma base científica. Em particular, respondendo a sua pergunta, a cor da estrela está relacionada com a sua temperatura superficial. No caso do Superman, a estrela que o planeta dele orbitava (na história de ficção) era uma gigante vermelha, que é uma estrela que está no seu segundo estágio de evolução. Embora gigante, a sua temperatura é mais baixa que o o nosso Sol, que emite em todas as faixa de comprimento de onda, não apenas no amarelo.
      Como a luz influência a nossa vida? Ela é transformada em outras formas de energia, como é o caso que as plantas fazem através da fotossíntese. Nós não observemos diretamente essa energia, pois é um processo pouco eficiente se dependessemos da fotossíntese. Também não me parece que os habitantes de Kripton fizessem isso.
      Dessa forma, não é possível que apenas a luz nos dê superpoderes como o do Superman. Além disso, esses poderes não seguem nenhuma das leis físicas, como poder simplesmente voar, sem ter nada que impulsione, enxergar através da parede entre outras coisas.
      Espero ter podido esclarecer as suas dúvidas
      Um abraço
      Adilson

      Excluir
    2. Anônimo5:31 PM

      esclareceu completamente e muito obrigado pela sua atençao!!! parabens pelo seu trabalho aqui!!!
      Abraço!!!

      Excluir
    3. Anônimo6:37 PM

      só mais uma duvida Adilson. Nao seria possivel entao atravez da luz, mas e com relaçao a diferença de gravidade dos dois planetas? sendo de um planeta com gravidade maior que o da Terra, ao viajar para a Terra, ficaria mais fortes podendo levantar toneladas? ou este lançe da gravidade tambem nao tem nenhuma base cientifica?

      Excluir
  66. Anônimo10:25 PM

    só mais uma duvida Adilson. Nao seria possivel entao atravez da luz, mas e com relaçao a diferença de gravidade dos dois planetas? sendo de um planeta com gravidade maior que o da Terra, ao viajar para a Terra, ficaria mais fortes podendo levantar toneladas? ou este lançe da gravidade tambem nao tem nenhuma base cientifica?

    ResponderExcluir
  67. Me responderia algumas perguntas?
    Tudo que vemos nos filmes pode ser real?
    Absorção de células e radiação? Combustão espontânea, explosão sem agente oxidante explosão pelo tato? Aceleração de partículas? encolhimento de atomos? Taquions? Mutação genética?

    ResponderExcluir
  68. Me responderia algumas perguntas?
    Tudo que vemos nos filmes pode ser real?
    Absorção de células e radiação? Combustão espontânea, explosão sem agente oxidante explosão pelo tato? Aceleração de partículas? encolhimento de atomos? Taquions? Mutação genética?

    ResponderExcluir
  69. Anônimo4:32 PM

    á luz da ciencia algumas coisas ainda nos parecem impossiveis mas o ser humano tem em parte de seu cerebro areas" nebulosas' aos quais a ciencia ainda não descobriu pra que servem,fora o fato de que ainda " temos " o que evoluir e que talvez pelo paradigma evolutivo-psicologico levando em conta os enunciados de socrates,platão e mais recentemente copernico,leonardo da vinte,darwin,freud,thomas edson,einstein e até mesmo citacoes descompromissadas de stephen hawking,o ser humano ainda pode ter dentro de si,habilidades "ocultas" aos quais ainda não desenvolveu ou não descobriu como depurar esses 'talentos" inertes decorrentes do fato de estarmos en transição como individuos e civilização,portanto não podemos de modo algum dar qualquer coisa ou enunciado como definitivo,pois a propria palavra existe do fato que a desconhecemos pelo que veio e pelo que virá,ok.

    ResponderExcluir
  70. Anônimo7:04 PM

    Por Inscrivel Que Pareça, desde meus 12 anos eu via meus olhos de madrugada revirados com minhas mãos quentes, esses dias pra tras eu vi uma chama saindo da minha mão, na hora eu fiquei muito assustado, e possivel eu ser o homen de fogo, nao e brincadeira e serio

    ResponderExcluir
  71. O homem das cavernas ficou maravilhado quando fez o fogo pela primeira vez,e o espanto do absurdo quando surgiu a pólvora, e a singela abertura da difusão das notícias quando surgiu o jornal e a incrível porém terrível descoberta da invenção da bomba atômica... tudo isso foram fatos ocorridos e surgidos da necessidade de elaborar meios de extrapolar as situações comuns ou não advindas do nosso dia a dia, quem nos garante que não surgirá meios de se obter capacidades além do normal numa época vindoura ou futuro proximo;esses personagens sendo advindos da nossa imaginação ou de fatos concretos mostram que existe o imponderável mas não o impossivel;quem me garante que as leis da física e do espaço-tempo permanecerão como estão para sempre.. alguém me garante??? Abram suas mentes crianças... sabem de nada,inocentes..kkkkk.

    ResponderExcluir
  72. Anônimo10:33 PM

    Qeria saber se é normal prever o futuro?

    ResponderExcluir
  73. Anônimo10:36 PM

    Eu tenho agumas visões do futuro a mairia se realiza.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos desde que sejam pertinentes aos posts

Postagens mais visitadas