O sonho de Ícaro

Publicado no AOL-Educação em 16/08/2005

http://educacao.aol.com.br/colunistas/adilson_oliveira/0024.adp

Alcançar o espaço e as estrelas é um sonho antigo da humanidade. Praticamente todas as culturas destacam o céu como um lugar especial. Esse local era normalmente designado como a morada dos deuses. Muitos povos consideravam que as constelações eram representações dos seus mitos e lendas. Dessa forma, o céu era um lugar divino e os homens somente o alcançavam quando eram convidados ou homenageados pelos deuses.

Entretanto, o espírito humano de vencer limites e barreiras nos impulsionou a superar as nossas limitações e buscou meios para atingirmos o céu. Um exemplo desse desejo é a interessante história sobre Dédalo, relatada na mitologia grega.

Ícaro era filho de Dédalo, o construtor do labirinto que o rei Minos aprisionava o Minotauro, um ser com corpo de homem e cabeça de touro. A lenda grega conta que Dédalo ensinou Teseu, que seria devorado juntamente com outros jovens pelo monstro, como sair do labirinto. Dédalo sugeriu que ele deveria utilizar um novelo que deveria ser desenrolado a medida em que fosse penetrando no labirinto. Dessa forma, após ter matado o monstro ele conseguiu fugir do labirinto. O rei Minos ficou furioso e prendeu Dédalo e o seu filho Ícaro no labirinto. Como o rei tinha deixado guardas vigiando as saídas, Dédalo construiu asas com penas dos pássaros colando-as com cera. Antes de levantar vôo, o pai recomendou a Ícaro que quando ambos estivessem voando não deveriam voar nem muito alto (perto do Sol, cujo calor derreteria a cera) e nem muito baixo (perto do mar, pois a umidade tornaria as asas pesadas). Entretanto, a sensação de voar foi tão estonteante para Ícaro que ele esqueceu a recomendação e elevou-se tanto nos ares a ponto da previsão de Dédalo ocorrer. A cera derreteu e Ícaro perdeu as asas, precipitando-se no mar e morrendo afogado.

Nos dias de hoje sabemos que é impossível voarmos com asas como imaginou Dédalo. Na realidade, o fato de Ícaro ter voado mais alto não derreteria a cera das asas, mas ocorreriam outros problemas. As aves que voam em grande altitude não sofrem com o calor, mas sim com o frio, ar rarefeito e falta de oxigênio. O ser humano não consegue voar batendo asas porque ele não tem força física suficiente para levantar o seu peso. Há outras maneiras muito mais eficientes para voarmos.

Desde do vôo histórico de Santos Dumont, em Paris, em 1906, até o pouso dos astronautas da Apollo 11, na Lua, em 1969 o homem tem tentado alcançar as estrelas. Dezenas de missões não tripuladas já foram enviadas para praticamente todos os planetas do sistema solar (com exceção de Plutão). No momento cogita-se a volta do homem à Lua e uma viagem tripulada para o planeta Marte ainda no século XXI. Entretanto, alcançar outras estrelas e seus sistemas planetários, ainda é um sonho muito distante de se realizar. Talvez essa meta seja impossível como o vôo de Dédalo e Ícaro.

A atual tecnologia utilizada nos foguetes e nas espaçonaves é baseada no princípio da ação e reação, que foi proposto por Isaac Newton, há quase 300 anos. A idéia é simples. Para toda ação de uma força há uma força de reação de igual intensidade e de sentido contrário. Os atuais motores de foguetes utilizam enormes quantidades de combustíveis (oxigênio e hidrogênio líquidos). Por exemplo, o foguete Saturno V, utilizado para lançar a Apollo 11, tinha 110 m de altura e pesava 2,7 milhões de toneladas Quando os componentes do combustível reagem na câmara de combustão o gás resultante é expelindo para trás em alta pressão. De acordo com o princípio da a ação e reação o foguete é impelido para frente. Na medida que ele vai esgotando o combustível, os módulos vazios são ejetados, o que ajuda também a propulsão do foguete. Independentemente do tipo de combustível utilizado o princípio é sempre o mesmo.

Para viajar pelo sistema solar, as sondas não tripuladas já lançadas utilizam a atração gravitacional dos planetas para dar um impulso adicional. O planeta ao “puxar” a espaçonave acelera o seu movimento. Entretanto, com as trajetórias devidamente calculadas a partir das Leis da Mecânica e da Teoria da Gravitação desenvolvida por Newton, o seu movimento consegue ser controlado para que ela não se choque com os planetas.

Dessa forma, essas espaçonaves podem atingir as impressionantes marcas de 100.000 km/h. Contudo, mesmo com essa velocidade seriam necessários aproximadamente 40.000 anos para que uma espaçonave alcançasse a estrela mais próxima do sistema solar, Alfa Centauri, que está a 4 anos-luz, aproximadamente 30 trilhões de quilômetros. Estamos ainda muito distantes para conseguir realizar tal viagem.

Nas últimas semanas houve uma grande apreensão sobre o sucesso da missão do ônibus espacial Discovery, da NASA, à Estação Espacial Internacional. Esse foi o primeiro vôo feito pelo ônibus espacial após o acidente que destruiu outra espaçonave em fevereiro de 2003. A nave Columbia ao fazer o procedimento de re-entrada na atmosfera explodiu devido a uma falha no escudo térmico, que a protege das altíssimas temperaturas quando ela penetra na atmosfera.

O escudo fora danificado no momento do lançamento. Desta vez a NASA tomou todas as precauções para evitar esse problema. Mesmo assim, um astronauta precisou realizar um conserto com a nave em plena órbita terrestre. Felizmente tudo correu bem e os astronautas puderam voltar com segurança para a Terra.

Na conquista do espaço não podemos esquecer da prudência que Dédalo pediu para Ícaro, mas também não podemos nunca perder a esperança de alcançar as estrelas.

Comentários

  1. Anônimo10:19 PM

    Belíssimo texto. Vim procurar sobre o céu de Ícaro, que Herbert Vianna fala em uma de suas poesias e me deparei com um texto científico-poético.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Caro João,
    Obrigado pelo comentário.
    Espero que goste de outros textos do blog.
    Um abraço
    Adilson

    ResponderExcluir
  3. olá dr.Adilson,
    Não o conheço, mas o seu Blog, esse texto, O Sonho de Ícaro associado ao sonho do homem de conquistar o espaço sideral sempre será um grnade fascínio. parabéns vc captou o "espírito a coisa". me ajudou muito o que li!!! A propósito ( se Deus permitir)poderá o homem vencer o Buraco Negro e todos os obstáculos e construir uma comunidade além da terra, isso tudo num futuro que somente Deus sabe? hmmm...de repente!!!
    abraços, Judite

    ResponderExcluir
  4. Anônimo7:02 PM

    uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuhabvyigr8vyubg08webyvubg88beqgyu8buivfybquibeguburu9nrewub

    ResponderExcluir
  5. Anônimo10:05 PM

    interessante e muito lindo esse texto!parabens

    ResponderExcluir
  6. Anônimo9:05 PM

    procurei o texto a partir de uma musica chamada flight of ícarus

    estou facinado pela história
    mt boa

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelo comentário
    Esse texto foi ampliado no Livro "A busca pela compreensão cósmica"
    Um abraço
    Adilson

    ResponderExcluir
  8. Anônimo2:48 PM

    Olá...o texto foi realmente esclarecedor sobre o céu de Ícaro e realmente, não podemos perder a esperança jamais.
    Uma ótima quinta!

    Alessandra

    ResponderExcluir
  9. oi amei esse site vio quem fez capricho mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4:23 PM

      hahah' capricho msm , mais algumas partes eu num intendi k'

      Excluir
  10. Anônimo5:45 PM

    muto belo ser este texto .Porém nao entendo todas partes ,pelo que consigo saber gosto muto :D

    ResponderExcluir
  11. Anônimo6:03 PM

    Tenho um filho com o nome de Ícaro por causa da mitologia Grega

    ResponderExcluir
  12. Anônimo10:41 PM

    vou ser jornalista

    ResponderExcluir
  13. Anônimo12:33 PM

    adorei interesante

    ResponderExcluir
  14. anonimo3:23 PM

    muito interessante para um futuro arqueologo

    ResponderExcluir
  15. Anônimo7:05 PM

    GOSTEI
    MUITO BOM

    ResponderExcluir
  16. Anônimo9:00 PM

    me ajudo na pesquisa escolar

    ResponderExcluir
  17. ldudjjyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy DAORA

    ResponderExcluir
  18. muito bom o texto parabens,

    ResponderExcluir
  19. Anônimo5:35 PM

    Acredito que se o humano descobrir a gravidade de seu próprio corpo, a partir daí ele poderá alcançar as estrelas, mesmo sem máquinas. Loucura? Não, pois já sair do meu corpo e o empurrei em uma ladeira de tanto cansada que estava. Achava engraçado, parecia que os corpos das outras pessoas eram como bonecos e o meu também. Acreditem se quiser, mas, experienciei isto, e, a partir daí acho possível levantar voo sem asas. Como não sei, mas, estudando gravidade e espírito, vou chegar lá... Também porque já me desfiz fisicamente e me transformei em uma bolha luminosa minúscula e passeie pelo espaço, como uma gota d'água no oceano. Informo que não sou doida e nem uso drogas, por isso ficarei anônima, pois é tanta experiência séria...Por último viajei em um cone dourado numa velocidade estúpida, domingo 9 horas da manhã, achei que saía da Terra, aí gritei e me trouxeram de volta até a cama, na mesma velocidade, que a cama trepidou. Olha, não foi sonho, foi realidade. Tenho 60 anos, portanto, não é conto de fadas.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo12:51 AM

    Me chamo Ícaro e fico muito feliz em saber que meu nome significa exatamente o que eu sou!!!

    ResponderExcluir
  21. Otimo texto. Eu vim no site procurar uma interpretação para a musica sonho de icaro do biafra e lendo esse texto eu pude tirar minhas proprias conclusões e fazer minha propria interpretação.. VLW u.u

    ResponderExcluir
  22. Interessante essa história meus caros estudei isso em 2000 tenho um vídeo nossa demais Parabéns

    ResponderExcluir
  23. Anônimo4:58 PM

    Paz e bem!!! Muito bom o texto ... Interessantíssimo .. Paz e bem!

    ResponderExcluir
  24. Belíssimo texto, parabéns! :)


    Segue a canção para acalentar a nossa alma! <3


    Sonho de Ícaro
    Byafra


    Voar voar, subir subir ir por onde for

    Descer até o céu cair ou mudar de cor

    Anjos de gás, asas de ilusão

    E um sonho audaz feito um balão

    No ar no ar eu sou assim brilho do farol

    Além do mais amargo fim simplesmente sol

    Rock do bom ou quem sabe jazz

    Som sobre som bem mais bem mais

    O que sai de mim vem do prazer

    De querer sentir o que eu não posso ter

    O que faz de mim ser o que sou

    É gostar de ir por onde ninguém for

    Do alto coração mais alto coração

    Viver viver e não fingir esconder no olhar


    Pedir não mais que permitir jogos de azar

    Fauno lunar sombras no porão

    E um show vulgar todo verão

    Fugir meu bem pra ser feliz só no pólo sul

    Não vou mudar do meu país nem vestir azul

    Faça o sinal cante uma canção

    Sentimental em qualquer tom

    Repetir o amor já satisfaz

    Dentro do bombom há um licor a mais

    Ir até que um dia chegue em fim

    Em que o sol derreta a cera até o fim

    Do alto coração mais alto coração


    Link: http://www.vagalume.com.br/byafra/sonho-de-icaro.html#ixzz3pbdLpcKH

    ResponderExcluir
  25. Acho fascinante e simplesmente mágica a letra da música......meus parabéns pelo esclarecimento....vc enriqueceu meus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  26. Obg por esclarecer um pouco sobre o sonho de Ícaro

    ResponderExcluir
  27. Obg por esclarecer um pouco sobre o sonho de Ícaro

    ResponderExcluir
  28. Francisco Isânio11:26 AM

    Essa estória épica da mitologia grega sobre Ícaro é perfeitamente aplicável à nossa vida enquanto seres humanos, pobres mortais no sentido de que devemos alçar voos em nossas vidas, porém não alto de mais e nem baixo de mais a fim de evitar possíveis catástrofes, o que não podemos é continuar inertes!

    ResponderExcluir
  29. Anônimo6:43 AM

    Musica do Biafra, sonho de icaro, era do tempo que música tinha poesia, olha que bacana, ela conta uma história baseada em mitologia, ciência, tecnologia, sonhos. Valeu a pagina!!

    ResponderExcluir
  30. Somos capazes de voar alto na busca de realizar nossos objetivos,mas precisamos ter limites para não sairmos machucados e nem machucarmos ninguém.

    ResponderExcluir
  31. Spolu s vaší prezentací vám to opravdu připadá opravdu snadné, ale já považuji toto téma za opravdu jednu věc, o které si myslím, že jí nikdy nebudu rozumět.
    Připadá mi to příliš složité a extrémně široké.

    Těším se na vaše další odeslání, pokusím se o to
    pochopte to!

    https://www.totositehot.com

    ResponderExcluir
  32. 바카라사이트
    바카라게임사이트
    바카라

    Loved this blog. Such blogs should be made more often. Huge kudos to u

    ResponderExcluir
  33. 스포츠토토
    토토사이트
    먹튀검증

    I feel like I’ve got useful information from your blog. I feel good. There are lots of useful information on my site. If you have time, please visit once.

    ResponderExcluir
  34. 스포츠중계
    토토
    토토사이트

    I’m not sure why but I think its a linking issue. I’ve tried it in two different web browsers and both show the same results. Check other way to work it out.. Thanks!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos desde que sejam pertinentes aos posts

Postagens mais visitadas